Piracema & Pesca Esportiva



Piracema é o nome dado ao período em que os peixes sobem os rios até suas nascentes para desovar. O termo tem origem na língua tupi e significa "saída de peixe". Nesta temporada o período iniciou-se em 01 de novembro de 2015 e vai até 28 de fevereiro de 2016, durante este tempo, apenas a pesca esportiva na modalidade pesque e solte está liberada, desde que o pescador possua a licença e atenda as regras e cotas, clique aqui.
Vale entender que, durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza, em um processo extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Após o ato da fecundação dos peixes, eles descem novamente o rio. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.
Durante o fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie. Vale lembrar que o desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material pescado, portanto, antes de arrumar seus apetrechos e curtir uma pescaria, informe-se a respeito das espécies que podem ser capturadas, certificando-se de que não estão em fase reprodutiva.
Veja as regras do defeso nas baciais de seu estado.

Em São Paulo, as regras do defeso nas duas bacias estão dispostas nas seguintes normativas:
* Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – Instrução Normativa IBAMA nº 25 de 1/09/2009
* Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste – Instrução Normativa IBAMA nº 195 de 02/10/2009


0 comentários:

Postar um comentário