Anzol - 5 Dicas

Dica na Pesca, Material Nó de Pesca,

Um dos principais itens da tralha de pesca é um bom anzol, e ele deve ter algumas características, tais como ponta aguçada, ser muito penetrante, ser resistente e durável para ter capacidade de reter o peixe fisgado.
  1. Tamanho - Para saber o tamanho adequado dos anzóis que se pretende usar, é importante ter em mente as espécies que se deseja capturar, conhecer um pouco sobre estes peixes, como por exemplo: saber a posição da boca, o tamanho e os hábitos alimentares. Com um anzol muito grande, dificilmente os peixes conseguirão acomodá-lo na boca e, dependendo da espécie, será impossível capturá-la. Por outro lado, anzóis pequenos causam muitos estragos no peixe, pois eles podem engolir e machucar órgãos internos como brânquias e estômago.
  2. Espessura - A espessura está diretamente relacionada à resistência do anzol. Os anzóis finos são ótimos para pesca de peixes com a boca frágil, como carpas, ou com os lábios grossos. Os anzóis finos penetram mais e proporcionam uma melhor fisgada, além de machucarem menos os peixes.
  3. Fisga - Mantendo a fisga sempre afiada, você terá maior eficiência e mais assertividade no ato de fisgar o exemplar pretendido.
  4. Conservação - Um item que é muito desprezado é a conservação dos anzóis. Comumente vejo pescadores usando anzóis enferrujados, o risco está em, no momento da fisgada de um bom exemplar e na maioria das vezes o momento de maior violência para o anzol, ele pode se romper, além do que estes anzóis são um perigo para os pescadores durante seu manuseio, pois ferindo o pescador pode até causar uma infecção como o tétano.
  5. Nó de Pesca - Conhecer alguns tipos de nós também trará sucesso a pescaria, pois pode deixar o anzol "armado" para que  na ação de fisgada seja extremamente efetivo.  
Atualmente existe uma série de anzóis, cada modelo apresenta uma vantagem para determinado tipo de espécie, logo, vale a pena estar sempre ligado, pesquisando as espécies e entendendo qual o melhor modelo de anzol que facilitará a captura de seu troféu, sem agredir o peixe deixando ele saudável em seu regresso a natureza.

Dica na Pesca, Material Nó de Pesca,


2 comentários:

  1. Adorei! Meu namorado adora pescar, vou mostrar a ele, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lorenna, temos outras dicas no site. Espero que ajude na pescaria do teu namorado. Sejam bem vindos.

      Excluir