Tábua das Marés


Principalmente quando se trata de pesca no mar, praia ou costeira, a tábua de maré é um item que deve estar em sua tralha como o conhecimento sobre as fases da lua, tema abordado anteriormente ( clique aqui ), pois algumas espécies de peixes do mar costumam adentrar nos rios e canais do litoral, para se alimentarem nas enchentes das marés, que possuem ciclos repetitivos de aproximadamente 6 horas. Da Baixa-mar, quando a maré atinge seu ponto mais baixo, até atingir a Preamar, seu ponto mais alto, há um intervalo de tempo de 6 horas. Tanto na Baixa-mar como na Preamar, o nível da água permanece estagnado por aproximadamente 30 minutos, período chamado de Estofo.
Segundo os físicos, o fenômeno acontece pela ação da força da gravidade existente entre a terra, a lua e o sol. Essa força exerce atração sobre a superfície terrestre e, como as águas são mais “maleáveis” que a terra, elas são “atraídas” em direção à lua, resultando no movimento das marés. Assim, o nível das marés ( Baixa-mar e Preamar) varia de acordo com as quatro fases da lua (cheia, nova, minguante e crescente), então, para saber sobre essas condições, devemos consultar a tábua das marés, que mostra as amplitudes de acordo com as horas de um dia e em um determinado local.
Vale observar que com este conhecimento, podemos ainda nos dar bem na coleta de iscas naturais junto as nossas praias, ou saber qual o melhor horário para fazer aquela pescaria que possui uma travessia pela água. O ideal para captura de iscas como: minhocas do mar , corruptos e tatuzinhos são nas marés baixas , com no máximo 0,4 na tabela , acompanhando o calendário e estando atento a estas informações , o pescador aumenta e muito suas chances de capturar estas iscas, auxiliando a obter bons resultados em sua pescaria. No entanto para pesca efetiva, recomendo quando a maré começa a subir, porque pelo fato da movimentação da maré, os peixes começam a fuçar o fundo da areia em busca de pequenos crustáceos , este movimento atrai não só os peixes menores , como também os troféus.

Podemos acompanhar a tábua da maré sempre atualizada diretamente no site da Marinha. Indicamos também o site www.tabuademares.com



0 comentários:

Postar um comentário