Luto pelo Rio Doce-MG Completa 3 meses

Fiscalização, Luto, Triângulo Mineiro,

A tragédia de Mariana - MG completa 3 meses, e muito se especula sobre os acontecimentos, culpados são apontados, mas nenhuma ação concreta foi divulgada.
2 meses após a tragédia as atividades da mineradora Samarco foram retomadas e cerca de 3000 funcionários voltaram ao trabalho, como a produção não foi retomada, o sindicato ainda negocia para a manutenção dos empregos. Uma proposta prevê suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses, e, neste período, os trabalhadores participarão de cursos de qualificação e vão receber uma ajuda compensatória mensal.
Desde que a barragem de Fundão se rompeu,17 pessoas que perderam a vida no desastre foram identificadas. Entre elas, estão 12 trabalhadores, 4 moradores de Bento Rodrigues – a localidade mais atingida pelo “mar de lama” – e uma visitante do subdistrito da cidade histórica. Para os parentes dos desaparecidos, a esperança de que os corpos sejam encontrados persiste.
A associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD) avalia que será preciso, no mínimo, 10 anos para que o rio seja recuperado. A associação já havia elaborado e agora quer tirar do papel um projeto para o cultivo de peixes em tanques.
Em nota, a Samarco informou o monitoramento constante das águas do Rio, desde a passagem da pluma, têm mostrado, na média, um declínio nos valores de turbidez registrados. A Samarco disse ainda que tem implementado ações de curto e médio prazos (revegetação das margens, confecção de diques de retenção nas barragens, preparação para dragagem do reservatório de Candonga, entre outras ações) para evitar que o rejeito sedimentado, principalmente, ao longo do Rio Gualaxo do Norte chegue ao rio Doce.
A mineradora informou que, na área de recuperação ambiental, contratou a Golder Associates, consultoria de classe mundial com expertise em engenharia, meio ambiente e emergências ambientais, que está se dedicando à elaboração de planos, gestão e supervisão das ações que serão implementadas em todas as áreas impactadas ao longo do Rio Doce.

O fato é que até o momento existem muitas promessas, poucas ações e nenhuma vida no rio.
Fiscalização, Luto, Triângulo Mineiro,Fiscalização, Luto, Triângulo Mineiro,


0 comentários:

Postar um comentário