Pressão Atmosférica na Pescaria


Pressão atmosférica é, a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso é a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A altitude do local, embora não seja responsável pelas variações de pressão atmosférica, deve ser levada em conta, pois determina a pressão normal para aquele ponto.

  • Temperatura - Quanto menor a temperatura, maior a pressão atmosférica.
  • Umidade do ar - Quanto maior a umidade do ar, menor será a pressão.
  • Densidade do ar - Quanto maior a densidade do ar, maior a pressão.
  • Altitude - Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica.

Na prática, quando no decorrer do dia, se ocorrer muita oscilação da pressão atmosférica os animais residentes neste ambiente terão seus hábitos totalmente alterados e a primeira coisa afetada é a alimentação, logo, observar esta oscilação alguns dias anteriores a sua pescaria, pode dar uma ideia de como será o rendimento da pescaria, se a pressão tiver uma variação bem pequena, significa estabilidade, então podemos entender que o ambiente estará extremamente estável e os animais com seus hábitos alimentares normais.
Uma dica muito legal é observar a natureza. Veja se os pássaros ao redor do lago estão ativos, voando, se alimentando ou cantando  normalmente, isso significa que a pressão atmosférica esta estável e a pescaria deverá ser ativa. Existem também alguns equipamentos, relógios e até aplicativos de celular que trazem um barômetro (instrumento científico utilizado em meteorologia para medir a pressão atmosférica).
Em minhas pesquisas percebi que o Robalo é a espécie de peixe mais afetada pela pressão atmosférica e que outras espécies não tem tantos relatos de interferência em seus hábitos, de qualquer maneira, como sempre defendemos, ao efetuar o planejamento de sua pescaria, sempre pesquise um pouco sobre a espécie pretendida, conhecer seu objetivo\oponente, é uma ótima estratégia de sucesso.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica
https://www.youtube.com/user/pescapara
https://www.guiadapesca.com.br/pressao-atmosferica/
https://alunosonline.uol.com.br/quimica/a-pressao-atmosferica.html


0 comentários:

Postar um comentário