Desmistificando a Linha de Pesca


A Linha de pesca é um dos itens fundamentais para nosso esporte, além de ser emblemático, pois é através dela que estamos conectados diretamente ao Peixe. Atualmente existem diversos tipos de linha, assim, trazemos algumas explicações para aumentar seu entendimento sobre este equipamento e permitir a melhor escolha para sua tralha.

De acordo com o material utilizado na confecção da linha de pesca, suas medidas são alteradas e assim existe uma melhor indicação para o tipo de pesca pretendido. Todo carretel de linha traz sempre 3 medidas,  Diâmetro, Resistência e Quantidade, sendo que:

  • Diâmetro, normalmente medido em milímetros, é a espessura da linha, quanto maior o diâmetro menor será a capacidade da quantidade de linha no carretel, carretilha ou molinete.
  • Resistência, normalmente medido em libras,  é a capacidade que a linha tem em aguentar a força antes de arrebentar.
  • Quantidade, normalmente medido em metros, é a quantidade de linha disponível.


Linha de Pesca Monofilamento - Por muito tempo foi o tipo de linha mais conhecido e utilizado pela maioria dos pescadores. Como o próprio nome diz, são fabricadas com copolímeros de nylon misturados com outras substâncias que conferem cor, elasticidade e resistência. Existem vários tipos de ligas que conferem propriedades diferentes para cada tipo de linha. E cada linha se mostra mais eficiente para um determinado tipo de pescaria. Um bom exemplo são as linhas de baixa memória, que são ótimas para pesca de arremesso com iscas artificiais. Também podemos citar alguns tipos de linha com maior flexibilidade que são indicadas para peixes com a boca mais sensível. Já na pesca de praia, é necessário utilizar uma linha de baixo diâmetro para evitar o arrasto das ondas e maré.

Linha de Pesca Multifilamento - Sem dúvida, o aparecimento das linhas de multifilamento possibilitou uma evolução na pesca nunca vista antes. Com a possibilidade de utilizar linhas mais finas e muito mais resistentes, podemos pescar em locais que antes eram quase impossíveis. As linhas de multi são feitas de fibras trançadas. As mais comuns são as fibras de Dyneema. Algumas utilizam até mesmo materiais feitos para a confecção de coletes a prova de balas (Kevlar). Com isso, as linhas de multifilamento de boa qualidade apresentam uma resistência muito maior que as de monofilamento. Além disso, devido ao material do qual são fabricadas, apresentam elasticidade mínima,o que é extremamente importante para pescar em locais profundos. Só para termos uma noção da evolução causada por esse tipo de linha, antes a pesca de jumping jig era quase impossível. Para se pescar a grandes profundidades, era necessário utilizar chumbadas com duas ou três vezes o peso que utilizamos hoje. Para a pescaria com iscas artificiais de superfície, as linhas de multi também são muito mais eficientes, pois transferem melhor o trabalho de vara para a isca. Por isso a baixa elasticidade, pequeno diâmetro e grande resistência tornaram essa linha item de primeira necessidade para alguns tipos de pesca.
Muitos pescadores ainda resistem às linhas de multi por alegarem que o valor é alto, porém se forem bem cuidadas duram muito mais que uma boa linha mono, o que acaba compensando o preço.

Linha de Pesca Fluorcarbono e Dacron - São linhas de pesca monofilamento, porém com a elasticidade reduzida e altamente resistente, por este motivo estas linhas são recomendadas apenas para ser utilizada nos líderes e não no molinete ou carretilha, pois diminui a capacidade do arremesso.

Referências:
https://mundopesca.wordpress.com/2010/06/11/monofilamento-ou-multifilamento/


2 comentários:

  1. Eu não pesco rsrs, tenho só dos peixes haha
    Mas eu pai e noivo vão adorar seu blog...muito interessante as dicas.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma lida nesta postagem, que fala um pouco sobre ter dó do peixe. Obrigado por nos seguir, e sucesso pra você.
      http://www.nodepesca.com.br/2016/06/pesque-e-solte-nodepesca.html

      Excluir