05 Dicas para escolher uma boa Vara


A Vara é um dos itens de maior importância na pescaria, pois tem ação responsável direta em quase todos os movimentos na ação de tentativa de captura do seu objetivo. Entendemos que a vara deve ser leve, resistente, sensível e confortável. Atualmente existem diversas opções, com variações muito grande de preços. A equipe Nó de Pesca, preparou 05 dicas para te ajudar a escolher este equipamento.

  • RESISTÊNCIA - Este é o primeiro item que pensamos quando procuramos uma boa vara, a medida internacional é apresentada em libras. Não significa dizer que este equipamento tem a capacidade para pegar peixes de até sua resistência, pois, vai depender de todo o trabalho do pescador além dos outros equipamentos envolvidos na captura. A Resistência da vara é uma forma de medir e expressar sua ação, que pode variar como Extra-Rápida, Rápida, Moderada e Lenta. Basicamente a ação Extra-rápida terá uma menor flexibilidade, e a ação Lenta terá a maior flexibilidade, podemos pensar que ao morder a isca se a vara tiver maior flexibilidade o peixe será fisgado de maneira mais lenta, uma vez que a vara enverga mais antes de oferecer a resistência.
  • CAPACIDADE (Peso e Linha) - Essa referência determina a capacidade mínima e máxima da linha com que pode trabalhar. As variações entre as medidas dos diâmetros e a libragem se devem a produtos com a mesma espessura, mas resistências diferentes. Linhas mais resistentes que o máximo indicado na vara podem  partir caso um peixe grande for fisgado. Resumidamente, é necessário observar estas especificações para que se tenha um equipamento totalmente equilibrado, oferecendo uma briga com segurança quando aquele bruto for fisgado. veja um pouco mais sobre linhas( clique aqui ).
  • PESO DA VARA - Atualmente com a evolução das matérias-primas das varas, estas tem ficado cada vez mais leve, mesmo as que tem maior resistência. De qualquer maneira vale ressaltar este item para levar em conta a sua decisão, mas lembre-se, no final o equipamento terá o peso de todos os itens juntos.
  • PASSADORES DA VARA - Os passadores são uma das partes mais importantes da vara, pois terão o contato direto com a linha influenciando na durabilidade a longo prazo e durante a ação. Os passadores podem ser produzidos com vários tipos de materiais, titânio, alconite e até porcelana, tudo para reduzir o atrito e a abrasão. A distância entre os passadores também variam, quanto menor a quantidade e mais distantes um do outro, melhor para o arremesso mais longo.
  • OBJETIVO - Como percebido, os tipos de varas e equipamento podem variar de acordo com o tipo de pescaria. Não acredito que seja necessário adquirir um equipamento para cada modalidade, a não ser que você tenha condições (risos). Mas, vale entender o seu equipamento e quais os limites dele para trabalhar dentro da modalidade de pesca que for praticar, exemplo: na pesca de praia como os arremessos tendem a ser muito longos, para atravessar uma arrebentação ou acertar um canal se faz necessário uma vara maior e bem resistente, já em uma pescaria em pesqueiro ou em lago, normalmente o arremesso não tende a ser muito longo, porém muito mais preciso, então  o melhor seria uma vara menor que a de praia.
 Agora escolha a sua, prepare o equipamento e vamos botar a linha na água!!!!


2 comentários:

  1. As dicas funcionaram,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, a intenção é tentar ajudar o que normalmente "apanhamos" pra descobrir!!! Obrigado!

      Excluir