Jenipapo - Pouco conhecida e muito eficiente.

Dica na Pesca, Genipapo, Isca, Jenipapo
Por: Ronaldo Pereira.

A algum tempo, durante uma aventura descobri esta isca, muito eficiente, porém pouco conhecida pela maioria dos pescadores que conheço.
De acordo com o Wikipedia.( clique aqui ),  Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive aguenta encharcamento.
Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc.  O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. A bela coloração azul-escuro formada deve-se ao contato da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.
Descobri também, que é um ótimo atrativo para servir de isca para alguns tipos de peixe. Os principais são o Matrinxã, Pacu, Tambacu e Tambaqui, sendo que este último parece gostar muito desta fruta. Dependendo do tamanho pode ser iscado inteiro ou pedaço,  e se estiver podre melhor ainda, vale a pena também dar uma olhada em nossa dica de preparo da massa ( clique aqui ).

OBS.: Este fruto também é excelente para fazer Licor.

Fonte: http://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas-estaduais/estacao-ecologica-de-mogi-guacu/default.htm



4 comentários:

  1. Pois é Patricia, é uma isca muito eficiente como o Ronaldo explica nesse texto, mas poucos conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Incrível,tiro o chapel nao sabia nassa dessa fruta,parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1001 utilidades para esta fruta, até estou procurando uma muda para plantar no meu jardim... rsrsrsrs, sucesso pra você!!!

      Excluir