Novembro Azul 2017, vença o preconceito!

 Novembro chegou e com ela se inicia a campanha NOVEMBRO AZUL, que é a campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. Apenas em 2016 foram identificados cerca de 61.200 novos casos da doença. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. 

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Seja inteligente e curta a vida, sempre com seriedade, amor à natureza, amigos e é claro felicidade. Vença o medo, a vergonha, o preconceito e a falta de tempo para cuidar da sua saúde, faça o exame e se previna contra o câncer de próstata.

Fonte de pesquisa e dados: https://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata


8 comentários:

  1. Gostaria de te parabenizar pelo post e por estar divulgando isso. Outubro rosa e novembro azul. Fui em uma caminhada que promoveram sobre o tema, foi lindo. Todos juntos em prol dessa causa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Também estive pelas corridas e caminhadas das campanhas. É sempre bom poder debater um assunto tão polêmico.

      Excluir
  2. Essa campanha do novembro azul realmente é importante para que os homens deixem preconceito de lado e cuidem da saúde. A vantagem é que quando é descoberto cedo de forma mais rápida pode ser feito o tratamento e mais rapidamente chegando a cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, todos temos que colocar nossa saúde em primeiro lugar. Quanto mais falarmos sobre o assunto, menos preconceito existirá.

      Excluir
  3. Oi, adorei seu post e principalmente a iniciativa de combater o preconceito. Não sabia que o exame do toque não podia ser substituído pelo de sangue. Parabéns pelo blog! Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Realmente existe muita lenda provocada pelo preconceito, quanto mais falarmos, mais serão conhecidos os procedimentos e menos preconceito.

      Excluir
  4. Bacana lembrar disso e disponibilizar um espaço no seu blog. Não há motivos para preconceitos em nenhum caso, e no específico citado, é preciso compreender que trata-se de saúde, um bem precioso. Necessário a conscientização.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitei o espaço voltado a um publico masculino, na maioria, pra ressaltar este assunto.

      Excluir