Jenipapo - Pouco conhecida e muito eficiente.

Dica na Pesca, Genipapo, Isca, Jenipapo
Por: Ronaldo Pereira.

A algum tempo, durante uma aventura descobri esta isca, muito eficiente, porém pouco conhecida pela maioria dos pescadores que conheço.
De acordo com o Wikipedia.( clique aqui ),  Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive aguenta encharcamento.
Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc.  O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. A bela coloração azul-escuro formada deve-se ao contato da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.
Descobri também, que é um ótimo atrativo para servir de isca para alguns tipos de peixe. Os principais são o Matrinxã, Pacu, Tambacu e Tambaqui, sendo que este último parece gostar muito desta fruta. Dependendo do tamanho pode ser iscado inteiro ou pedaço,  e se estiver podre melhor ainda, vale a pena também dar uma olhada em nossa dica de preparo da massa ( clique aqui ).

OBS.: Este fruto também é excelente para fazer Licor.

Fonte: http://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas-estaduais/estacao-ecologica-de-mogi-guacu/default.htm



6 comentários:

  1. Pois é Patricia, é uma isca muito eficiente como o Ronaldo explica nesse texto, mas poucos conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Incrível,tiro o chapel nao sabia nassa dessa fruta,parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1001 utilidades para esta fruta, até estou procurando uma muda para plantar no meu jardim... rsrsrsrs, sucesso pra você!!!

      Excluir
  3. Nunca comi jenipapo, mas já ouvi falar. Nem imaginava que desse para pescar utilizando de frutas, vivendo e aprendendo, né? Bem interessante a dica.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a isca mais atrativa que já utilizei, muito interessante, tanto que já plantei um Jenipapeiro pra não faltar. Estou aguardando a primeira florada...

      Excluir