Jenipapo - Pouco conhecida e muito eficiente.

Por: Ronaldo Pereira.

A algum tempo, durante uma aventura descobri esta isca, muito eficiente, porém pouco conhecida pela maioria dos pescadores que conheço.
De acordo com o Wikipedia.( clique aqui ),  Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive aguenta encharcamento.
Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc.  O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. A bela coloração azul-escuro formada deve-se ao contato da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.
Descobri também, que é um ótimo atrativo para servir de isca para alguns tipos de peixe. Os principais são o Matrinxã, Pacu, Tambacu e Tambaqui, sendo que este último parece gostar muito desta fruta. Dependendo do tamanho pode ser iscado inteiro ou pedaço,  e se estiver podre melhor ainda, vale a pena também dar uma olhada em nossa dica de preparo da massa ( clique aqui ).

OBS.: Este fruto também é excelente para fazer Licor.

Fonte: https://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas-estaduais/estacao-ecologica-de-mogi-guacu/default.htm



12 comentários:

  1. Pois é Patricia, é uma isca muito eficiente como o Ronaldo explica nesse texto, mas poucos conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Incrível,tiro o chapel nao sabia nassa dessa fruta,parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1001 utilidades para esta fruta, até estou procurando uma muda para plantar no meu jardim... rsrsrsrs, sucesso pra você!!!

      Excluir
  3. Nunca comi jenipapo, mas já ouvi falar. Nem imaginava que desse para pescar utilizando de frutas, vivendo e aprendendo, né? Bem interessante a dica.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a isca mais atrativa que já utilizei, muito interessante, tanto que já plantei um Jenipapeiro pra não faltar. Estou aguardando a primeira florada...

      Excluir
  4. Eu conheço o licor de jenipapo, mas não sabia que ele também poderia ser usado para fazer isca, achei bastante interessante sua dica, vou repassar para uns amigos que costumam pescar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Licor de Jenipapo deve ser muito gostoso. Indique sim aos seus amigos pescadores, é uma isca muito eficiente. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Muito interessante, surpreendente usar essa fruta como isca, muito boa a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jotta, realmente é uma fruta surpreendente mesmo, que já usou aprova. Obrigado por prestigiar nosso blog.

      Excluir
  6. Como fazer isca do jenipapo para pescar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode cortar em pedaços de acordo com o tamanho do seu anzol. Temos na postagem acima um link com uma dica de preparo da massa com Jenipapo e também uma massa de Beijinho. Obrigado pelo contato.

      Excluir