Pesca é esporte!


http://www.nodepesca.com.br

Pra começar o ano, vamos desmistificar nossa paixão com explicações técnicas sobre o porque PESCA ESPORTIVA.
A pesca esportiva não é uma categoria, e sim uma prática que tem o lazer como finalidade. A atividade conserva o peixe vivo nos rios e, por isso, tem como princípio conservar a natureza.
Há pescadores esportivos recreativos que praticam o pesque e solte. Existem também pescadores esportivos competidores que participam de torneios.
A pesca se divide em comercial e amadora. A pesca comercial é profissional e envolve pescadores que sobrevivem do comércio do peixe abatido. A pesca amadora congrega ribeirinhos que retiram os peixes dos rios por sobrevivência e pescadores esportivos, que os devolvem aos cursos d’água.
O pescador esportivo deve ter registro de pescador amador, que pode ser estadual ou federal. O registro é adquirido acessando o site do Ministério da Agricultura, pecuaria e abasterimento.
Vara, carretilha, molinete, linha de mão são permitidos na pesca esportiva. Outros equipamentos, como a rede de pesca, são exclusivos da pesca profissional.
Alicates de contenção e iscas diferenciadas são permitidos por lei. Cabe ao pescador avaliar que equipamentos usar. Em todas as situações, o manuseio do peixe deve ser feito com cuidado.
Os pescadores esportivos seguem as regras da cota de pescador amador e podem abater o peixe para o consumo imediato (sem excessos e desperdícios, seguindo as determinações previstas em lei).
A captura de animais em condição de extinção, a pesca em locais ou épocas proibidas por órgão competentes, a degradação dos cursos d’água, a exploração de campos naturais de invertebrados aquáticos, a importação e exportação de espécies aquáticas e a introdução de espécies nativas ou exóticas em águas brasileiras são práticas terminantemente proibidas pela legislação da pesca, que prevê penas específicas de prisão ou multas.

Fonte:
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/pesca-esportiva-requer-equipamentos-especificos-e-registro.ghtml

0 comentários:

Postar um comentário