Rio Doce-MG tragédia completa 7 meses


A tragédia de Mariana-MG completa 7 meses, a água do Rio Doce ainda tem coloração marrom, a pesca na Foz continua proibida, pescadores continuam sem sua principal fonte de renda e algumas perguntas seguem sem resposta. Após estes longos 7 meses, a natureza que nunca fica parada, dá sinais de recuperação, porém não existe nada para comemorar. A Empresa que causou a tragédia eleva estes sinais, como se a vida já estivesse voltando ao normal, porém isto está longe de acontecer.
E a poucas semanas o comitê interfederativo formado após acordo entre mineradora, a União e os Estados informa que a empresa nem começou as obras consideradas EMERGENCIAIS para evitar vazamentos e prevenir novos desastres, ou seja, NINGUÉM, nem a empresa, nem o poder público tomou a tragédia como uma lição aprendida, tratando este assunto com total descaso, sem se importar com as vidas que dependem deste e de muitos outros ambientes que estão em risco.
A investigação segue na velocidade brasileira, sendo que 7 meses após a tragédia não existe ainda uma conclusão do caso, e a cada mês são divulgados na imprensa  novas provas que vão sendo adicionadas a investigação, o que na minha opinião apenas tentam justificar o absurdo da lentidão em tudo o que envolve esta tragédia.
Nós queremos que sejam tomadas 2 atitudes, a primeira emergencial, que não seja medido esforços para restabelecer no que for possível os danos causados em todos os ambientes locais e vilarejos que foram atingidos.
A segunda, que o ocorrido sirva de lição, aprendendo com esta situação que sejam efetuadas as obras necessárias para que não ocorra novamente no futuro e que tudo de ilícito e corrupto que foi feito e culminou na tragédia seja exemplarmente punido.
Continuamos de luto.

Pescador mostra lama na foz do Rio Doce, em novembro de 2015 (Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios)

Referências:
https://g1.globo.com/espirito-santo/desastre-ambiental-no-rio-doce/noticia/2016/06/lama-no-rio-doce-desastre-faz-7-meses-no-dia-do-meio-ambiente.html
https://www1.folha.uol.com.br/especial/2015/tragedia-no-rio-doce/
https://g1.globo.com/espirito-santo/desastre-ambiental-no-rio-doce/noticia/2016/06/lama-no-rio-doce-desastre-faz-7-meses-no-dia-do-meio-ambiente.html
https://valdirbarros.portalcivit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/rio-doce-520x245.jpg


0 comentários:

Postar um comentário