05 dicas de isca para pesca na Praia.

Minhas primeiras pescarias foram na praia. Aconteceram quando tinha 7 anos, neste período frequentava muito a região de Mongaguá, litoral sul de São Paulo-SP, tendo em vista uma casa de praia da família e meu pai como um amante da pescaria, foi um exemplo.
Confesso que atualmente frequento muito o litoral, muito menos que eu gostaria, mas esta é uma das promessas de final de ano (frequentar mais o mar) que estou empenhado em cumprir, esta promessa foi o que motivou a pesquisar e preparar 05 dicas de isca para serem utilizadas durante estas visitas.

  • CAMARÃO -  Tendo em vista este ser um crustáceo que habita toda a costa Brasileira (também existe uma espécie que habita a água doce), trata-se de uma isca que é de longe a mais utilizada e a que tem mais sucesso. Pode ser iscado de diversas formas. Pode ser descascado, e iscado em filé, pedaços, com casca sem cabeça ou inteiro. Para comprá-los, sempre vá aos entrepostos ou nas colônias de pescadores, procurando conseguir o mais fresco possível, que normalmente ocorre bem cedo ou no final do dia.
  • CORRUPTO - Este é diferente dos que , infelizmente, estão muito presente na mídia. Também é um crustáceo presente em quase toda a costa brasileira, uma isca muito versátil e eficiente, sendo possível utiliza-la em diversas situações e para a captura de diversas espécies. Pode ser utilizado vivo, congelado in natura ou desidratado. Porém é uma isca extremamente exigente, no que diz respeito a sua conservação, preparação e para iscar. Uma grande vantagem é que eles podem ser capturados pelo próprio pescador. Atualmente eles são encontrados a venda congelados em algumas lojas de pesca e pontos de venda de iscas nas cidades litorâneas. 
  • MINHOCA DE PRAIA - Exatamente como a prima da terra, a minhoca de praia é um anelídeo, muito cobiçada pelos pescadores, por ter uma produtividade extremamente eficiente, principalmente para peixes grandes, porém esse tipo de isca não é muito usada, talvez por sua dificuldade em adquiri-las, comum em praias em que a areia tem uma cor mais cinzenta. Sua captura é feita nas marés baixas, por estarem debaixo da areia, torna-se muito difícil visualiza-las. Uma maneira de localiza-las é usando um pedaço de peixe, quanto mais retalhado melhor, e se possível que tenha o odor bastante forte, como por exemplo a Sardinha. Você pode isca-las de várias maneiras, como uma minhoca comum, trançando no anzol ou mesmo prender a minhoca do mesmo jeito que se prende um corrupto, com auxílio de uma linha elástica, mas não use muito para não " mumificar " a isca , uma vez emborrachada , dificilmente você terá ação de peixes em sua linha.
  • TATUÍ - Também um crustáceo que tem como habitat preferido as praias de tombo, em que a areia é mais grossa e fofa encontrado em grande parte do país. Na pesca de praia, o tatuí ou tatuíra costuma atrair diversas espécies. Destacaria os pampos, betara e espécies recifais, entre elas as cobiçadas miraguaias, principalmente nos estados do sul do país, como  Santa Catarina. Para iscá-la deve se retirar com cuidado a casca das costas, transpasse o anzol e amarre com fio elástico, sem apertar muito, deixando a ponta do anzol exposta não crave o anzol, pois ela é muito mole, apenas encoste o anzol e faça a amarração. Também podem ser capturados pelo próprio pescador.
  • DENTE DE CAVALO - Também conhecidos como Sarnambi, Maninim ou Moçambique. É um molusco que vive dentro de conchas bivalves, também encontrada em diversas regiões, principalmente no sudeste e sul do país, normalmente nos mesmos tipos de praia que a tatuíra, praias de tombo e areia grossa.Ao utiliza-la costuma-se colocar umas três de cada vez no anzol., com a concha ou com  ela quebrada. Também é muito eficiente para diversas espécies que costumam ficar mais próximas a linha d’água.
Fontes: 
https://revistapescaecompanhia.com.br/praia/melhores-iscas-pesca-de-praia
https://pescanapraia.com/capturando-a-minhoca-de-praia/

2 comentários:

  1. Nice photo!
    I`m following your blog with a great pleasure in GFC
    Follow back? Sunny Eri: beauty experience

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you! I'm already following your Blog too. I thought it was really cool. You are from which country? How's the fishing there? Send me photos of your fisheries, so you can publish in our gallery session. Kisses!

      Excluir