Plataforma de Pesca, Mongaguá-SP - Capítulo 1



A algum tempo queria escrever sobre uma pescaria na plataforma de pesca de Mongaguá-SP, isso porque este lugar é bem especial para mim.
Desde que me conheço por gente, tenho a sorte de poder viajar com minha família para a praia e durante minha infância o destino era o Balneário Agenor de Campos, no município de Mongaguá, e este era o destino de meu velho pai muito antes da construção da plataforma de pesca, então podemos dizer que foi muita sorte terem construído esta neste local, ou talvez, podemos dizer que foi o destino.
"Costumava pegar muita perna de mosca, utilizando uma vara de bambu, camarão, pescando dentro do mar com água na altura da cintura..." cresci ouvindo esta história e apenas após começar a ter conscientização, pude entender que a Plataforma, nem sempre esteve alí.
O fato é que, em minhas memórias mais antigas, tenho a lembrança de meu pai, quase sempre acompanhado, mas muitas vezes sozinho, saindo ao cair da tarde em direção a plataforma, para sua pescaria e ao acordar, bem cedinho (sempre acordei muito cedo e lá em Agenor de campos, várias vezes antes do sol nascer), percebia que ele já havia voltado, sempre com uma captura e ficava aguardando ele acordar para contar como havia sido a madrugada de pescaria e ouvir a história sobre o grande que escapou....
Eu realmente era muito criança neste tempo e passou anos para que ele concordasse em me levar com ele. Eram épocas diferentes, não haviam pesqueiros em que os pais levavam seus filhos para passar o dia agradável a beira de um lago, e ainda podemos dizer que não existia a conscientização de manutenção das espécies, pelo menos não como hoje, logo a pesca predatória, as vezes por ignorância (de ignorar a questão) imperava.

Tem continuação...

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mongagu%C3%A1

0 comentários:

Postar um comentário