Vai um Téra?!?!?!

Já que estamos entre amigos, você aceita um tereré?
Durante as férias de dezembro de praticamente toda minha infância viajei para a cidade de Presidente Venceslau no interior de São Paulo, onde posso dizer que passei os melhores momentos desta época e foi lá, com meus primos, que adquiri o hábito de tomar tereré e apresentei aos amigos em São Paulo.
Claro que na capital é um pouco mais frio que em Venceslau, não apenas em temperatura, mas, com relação ao calor humano, o que não permite aquelas rodinhas de amigos a beira da calçada, mesmo assim, trata-se de um habito que cultivo desde esta época.
Pra quem não sabe, a bebida tereré, assim como todos os aspectos a ela relacionados, é uma tradição praticamente inerente ao Paraguai, mas há variações regionais sobre a sua preparação e formas de consumo. Normalmente, é consumida em rodas de amigos ao final da tarde e todos compartilham da mesma guampa. Utilizam-se, muito frequentemente, as expressões "téres", "téras", "téra" ou "téro" no lugar de "tereré", num processo natural de apócope por que passam algumas palavras.
A palavra é onomatopeica: "tereré" refere-se ao som emitido a partir da última tragada do bulbo. Este som é implicitamente exigido na cerimônia de tereré avisando que foi totalmente consumido o que foi preparado, deixando o recipiente pronto para a próxima pessoa servir. Tal como acontece com o mate (quente), não se consome o tereré até finalizar a sua vez. A palavra "obrigado" define que a guampa seja passada por quem não quiser mais beber.
Dizer que o Tereré é o Chimarrão gelado, de fato ofende alguns apreciadores mais ortodóxos, pois na prática a diferença entre eles é que além da temperatuda da água, a tradição sobre o modo de beber e os equipamentos (cuia/guaba e bomba) são diferentes além da erva do chimarrão ser mais fina, ou seja, o processo de moagem é diferente. Resumindo um não tme nada a ver com o outro, porém, na minha opinião, a comparação ajuda a explicar ou fazer entender.

Bora moia o verde?!?!?!

Fonte de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terer%C3%A9
Foto:
https://soues.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=2300&categoria=1

0 comentários:

Postar um comentário