Cabo de Aço, um dilema para o pescador


A utilização de cabo de aço (castroador, empate de aço)sempre gera dúvidas e polêmicas. Devemos usar e diminuir a quantidade de ataques a sua isca ou não usar e correr o risco de perder o grande troféu da pescaria?? Eis a grande questão...
Em algumas situação podemos contornar a utilização do cabo empregando anzóis maiores ou de astes mais longas, como na pescaria de Traíras com isca soft ou Pirararas com isca natura, por exemplo, mas em muitas outras situações isso não é possível, desta maneira ele é necessário. O que recomendamos é, se for necessário, utilize o menor tamanho possível.
Atualmente existem 3 tipo de cabos: o Flexível, normalmente composto por uma trança de vários fios, o Rígido e o Mole.
O mais usado é o flexível, tendo em vista a facilidade do manuseio e a fácil utilização com iscas vivas como as tuviras, por exemplo.Além destes materiais, existem outros no mercado internacional, mas que são difíceis de serem encontrados no Brasil, estes são mais maleáveis que o flexíveis a um ponto que permitem a execução de nós, como se fosse uma linha multifilamento, além dos produzidos com "fibra " de titâneo que possuem uma resistência incrível com um diâmetro mínimo.

Fonte:
Revista Pesca & Companhia número 290

0 comentários:

Postar um comentário