UFC AQUÁTICO


Na pescaria, chamamos de briga, aquele momento pós fisgada, em que o homem e o peixe tornam-se adversários, se enfrentando e medindo esforços e técnicas para que um possa superar o outro.
Cada pescador cria uma técnica particular, todos possuem o seu mérito, não importa o quão eficiente ou estranho possa parecer, o importante é o resultado.

Básico do Básico

Uma maneira básica de brigar com o peixe é trabalhar a vara sempre em um ângulo próximo a 45graus a partir de sua cintura. Assim você permitira que o equipamento exerce sua plena funcionalidade.

Briga Suja

A Maioria das espécies, quando fisgada, busca a proteção das estruturas submersas. Algumas delas vão além e chegam até a se entocar.

Tenha Postura

Se você não está acostumado com esse tipo de briga, os primeiros minutos costumam ser mais complicados, desajeitados. Algumas pessoas até ficam sem saber o que fazer. Então, TENHA CALMA e não se afobe.

E os peixes que pulam?

A hora do salto é crítica, pois muitos peixes escapam neste exato momento. Dourados e Cachorras são campeões neste quesito e para piorar possuem a boca "dura" - um obstáculo a mais para a fisgada certeira.

Quando ir devagar?

Trabalhar o peixe com freio ajustado de forma mais branda, deixando o animal mais à vontade para tomar linha quando ele quiser também é uma variação técnica. Ele é muito empregada quando vamos enfrentar peixes com a boca "mole", como carpas e piaparas, ou estamos utilizando um anzol pequeno, de arame mais fino ou uma linha de menor libragem.

Repertório variado

Uma forma bastante curiosa de brigar com o peixe é indicada para as pescarias feitas com vara de bambu ou telescópicas, comum em pesqueiros. Quando o pescador fisga o peixe, coloca a resistência do material em perigo.

Fonte:
Revista Pesca & Companhia número 293

0 comentários:

Postar um comentário