Ferroada do Bagre, cuidados


Um dos peixes mais presentes no litoral brasileiro, o Bagre, fez algumas vítimas no último Verão. O bragre é um animal peçonhento ou seja, possui veneno como arma de defesa, o veneno do peixe é liberado pelos poderosos ferrões, que são três no total; um ferrão dorsal e dois ferrões peitorais (espinhas). O acidente causa na pessoa, dor intensa, edema local e em alguns casos, sintomas sistêmicos, mas não provocam necroses, é comparada a ferroada de uma arraia-lixa.
É importante que os banhistas, surfistas e pescadores redobrem a atenção ao caminhar à beira mar, na areia fofa da praia, para não pisarem neles, já mortos e principalmente ao tirá-lo do anzol.
Se sofrer acidente com o bagre não o arranque sozinho, o ferrão pode ficar preso, coloque água morna para promover dilatação dos vasos e proporcionar  alívio  da dor,  até  conseguir chegar a um serviço de saúde, para retirada do peixe.
Apesar da vítima pedir a retirada do peixe, o tenente Goes, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que atende o litoral paulista, adverte que somente os médicos devem efetuar esse procedimento. "Por segurança da própria vítima, nós recomendamos que não se tire o ferrão. O ferrão do bagre é semelhante a uma serra, uma ponta de flecha. Não dá para saber o que atingiu e se puxar pode causar uma dor ou um estrago maior no corpo".

Dicas aos pescadores
- Se pescar o peixe bagre não devolvê-lo morto ao mar;
- Retirá-lo do anzol com ajuda  de alicate de ponta, próprio para pescarias;
- Se retirá-lo vivo, vá até um local em que a água chegue ao joelho e o devolva, porém vivo;
Bagre, Dica na Pesca, Praia, Pesca no Mar,
- Em hipótese alguma, jogá-lo em sacos de lixos, areia da praia, beira de rios ou lagos.

ATENÇÃO: Nunca, nunca mesmo, retire os ferrões do peixe antes de devolve-lo, como explicado, esta é a arma de proteção do animal, ao cortar seus ferrões, praticamente estará matando o peixe e devolvendo o mesmo ao mar.




Referências:
https://br.blastingnews.com/ambiente/2016/01/o-peixe-bagre-assusta-banhistas-nas-praias-do-litoral-sul-de-sp-00739423.html
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/01/bagre-faz-nova-vitima-em-praia-de-sp-e-fisga-cotovelo-de-banhista-video.html
https://www.classificadosteresina.com.br/homem-submetido-cirurgia-pisar-bagre-praia-santos-sao-paulo-105705.html



4 comentários:

  1. Que interessante!!! Não sabia que esse peixe tinha veneno, muito menos ferrão!!!Gostei das dicas!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos peixes tem ferrão e veneno, é como acabam se defendendo em seu meio ambiente, mas muitas pessoas de fato, não sabem disso. Obrigado por nos acompanhar.

      Excluir
  2. ANA ADELINA SOUZA DE MELO
    eu estava pescando e fui feruada por um bagre a dor realmente e insuportaval na hora vc fica sem nocao o qie fazer so procurando informacoes que descobri fazer a compresa com agua bem quente para aluviar um pouco a dor.muito obrigada por dar as explicações e advertências sobre o BAGRE nunca imaginei ,precisamos ler mais agradeço as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, ficamos contentes por essa dica ter sido válida. E agradecemos o seu feeedback. Nos envie fotos das suas pescarias para postarmos em nossas redes sociais. Nosso muito obrigado por nos prestigiar.

      Excluir