05 Dicas para amenizar o Enjoo no Mar


Como comentado em postagens passadas, tive alguns problemas quando fui pescar no mar, tudo por conta do enjoo que tomou conta e me deixou bem mareado ( clique aqui ), mas nesta época fiz algumas pesquisas e resolvi listar algumas dicas para ajudar os marinheiros que, como eu, não se deram bem ou não sabem como se comportarão em uma pescaria embarcada. Ressalto que não há prevenção 100% eficaz, mas estas dicas tendem a minimizar os efeitos:

  1. Alimentação no dia que anteceder a pescaria - Coma uma comida leve sem exageros, evitando gorduras, condimentos, excesso de sal ou açúcar, derivados de lactose, bebidas à base de cafeína e, principalmente, bebidas alcoólicas.
  2. Descanso - Uma boa noite de sono na véspera é fundamental. Se achar necessário, tome um remédio para enjoo antes de dormir. A palavra do médico é importante na escolha do medicamento, a maioria costuma causar uma desconfortável sonolência.
  3. Tralha - Revise sua tralha, prepare todos os sistemas no dia anterior, deixe de modo que no dia não precise fazer quase nada além de iscar, pescar e é claro, retirar o peixe do anzol. Principalmente em caso de mal estar, isso fará uma diferença enorme.
  4. Alimentação no dia da pescaria - Alimente-se bem, porém lembre-se do item 1. Tome um comprimido pelo menos uma hora antes da navegação e outro durante a pescaria. Coma frutas frescas e dê preferência as cítricas, são boas opções. Evite as indigestões. Para beber, água sem gás, água de coco e isotônicos. Uma excelente alternativa sem efeitos colaterais, é a raiz de gengibre na forma de chá. Água é fundamental, em poucas quantidades e diversas vezes ao dia.
  5. Não fixe o olhar - Mantenha o olhar distante, mirando o horizonte ou algum ponto fixo na costa, sempre evitando olhar para baixo, ou fixar o olhar em um ponto muito próximo, lembre-se do item 3.

Se mesmo assim enjoar, procure manter-se hidratado, procure descansar e feche os olhos para cessar o conflito entre as informações vindas da visão e do labirinto. Dormir é um ótimo remédio, você tem boas chances de acordar melhor do que antes.


Referências:
https://revistapesca.com.br/dicas-antienjoo/
https://blog.bhfishing.com.br/tag/enjoo/
https://www.youtube.com/watch?v=hBjKCvPtuUM


2 comentários:

  1. O mais comum é medicamentos contra enjôo, é bom levar paracetamol para o caso de resfriado. Ok!
    Normalmente não ocorre nada tenha a mão limão não para comer mas para cheirar evita alguns tipos de enjôo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, quanto mais informação melhor. Tem coisas que servem para algumas pessoas e outras não, o importante é conseguir estar no mar e pescar.

      Excluir