Lado direito ou Lado esquerdo?!?!?!


Se o pescador é destro, de qual lado a manivela da carretilha ou molinete deve estar? Se ele for canhoto, será o inverso do destro?
A medida em que comecei a crescer e com isso e ganhar um pouco de experiência na pescaria, (isso porque minha primeira pescaria foi aos 5 anos), estas perguntas me assombraram. Meu pai, que foi quem me ensinou a arte da pescaria é canhoto e eu sou destro, logo, imaginava que os equipamentos dele eram adaptados para o canhoto e não apenas na pescaria, mas eu tenho alguma facilidade em desenvolver as habilidades com as 2 mãos, porém, quando fui comprar meu primeiro equipamento percebi que toda a tralha do meu pai não era adaptada a canhoto ou destro e na verdade fazia com que eu tivesse muito conforto na pescaria.
Confesso que durante algum tempo, acreditei que a regra era, que a manivela do destro deveria ficar a carga da mão esquerda e vice versa, e que meu pai havia por falta de conhecimento se adaptado a realidade de um mundo feito para destros, então, tentei "ajuda-lo" fazendo com que experimentasse equipamentos com a manivela para a mão direita dele, mas foi em vão, pois ele não conseguiu se adaptar. Foi então que, na edição da Feipesca 2017 ( clique aqui ),  durante as demonstrações da família Nakamura notei que apesar de ser destro o amigo Renan Nakamura utiliza a carretilha com a manivela do lado direito, o que derrubou minha teoria e voltou todas as dúvidas de minha adolescência novamente.
Foi então que efetuei uma pesquisa cientifica, com o intuito de esclarecer neste post quem, como eu, ainda tinha alguma dúvida, e aqui esta a resposta:
Cientificamente falando, NÃO EXISTE REGRA. Vale o lado em que o pescador tiver maior conforto com os movimentos, obtendo agilidade, rapidez e força. Eu por exemplo tenho carretilhas com a manivela para a direita e para a esquerda, mas confesso que me adapto mais com as manivelas para a esquerda, assim consigo trabalhar melhor a vara com a mão direita, sem precisar trocar de mão após um arremesso.
Amigos, Destro ou Canhoto, manivela para esquerda ou para a direita, o importante é pescar e pegar os pequenos e os médios... afinal os grandes sempre escapam mesmo... rsrsrsrs.

0 comentários:

Postar um comentário