Tem peixe novo no mundo!!!


Se você pensa que todos os peixes do mundo estão catalogados e são conhecidos, pois entenda que este trabalho, não apenas com os peixes, mas com toda a fauna e flora do mundo não para e recentemente, mais precisamente em 2002 uma nova espécie de peixes foi descoberta nos lençóis maranhenses, isso mesmo, tem peixe novo no mundo e é do BRASIL, SIL, SIL, SIL....
Estamos falando do Hyphessobrycon piorskii, que é o nome dado a noda espécie descoberta na área dos lençois maranhenses no estado do Maranhão, este peixe foi descrito em artigo científico e publicado na revista ZooKeys. O nome do peixe homenageia o professor, doutor Nivaldo Magalhães Piorski, pela sua contribuição no conhecimento ictológico do estado do Maranhão, além de ter participado da elaboração do plamo de manejo do parque dos lençóis maranhenses.
Em seu artigo, o pesquisador informa que este peixe possui uma mancha marrom escura ou negra na nadadeira dorsal, ausência de uma faixa lateral no meio do flanco e a posição do aparelho Weber localizado acima da horizontal da margem dorsal do opérculo, sendo assim membro do grupo Hyphessobrycon, que possui diversas espécies que são apreciadas por aquaristas.
O Parque nacional dos lençóis maranhenses é a única unidade de conservação de proteção integral na área de ocorrência da espécie. As atividades de campo da pesquisa foram autorizadas no SISBIO e tiveram apoio logístico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
Porém, ao que tudo indica, este não deve ser um peixe muito apreciado na pesca esportiva, já que os maios exemplares não passaram de alguns poucos centímetros.

Fontes:
Revista Pesca & Companhia número 285http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9721-nova-especie-de-peixe-e-descoberta-no-maranhao

0 comentários:

Postar um comentário