Dia dos Pais 2019, Parabéns!

Aqui no Brasil, o Dia dos Pais é comemorado uma vez por ano no segundo domingo do mês de agosto. Em 2019, o dia dos pais será celebrado em 11 de agosto. Nesta data, os filhos agradecem aos pais todo apoio, ensinamento, carinho e amor recebidos ao longo de suas vidas.
Existem várias histórias e lendas sobre a origem do dia dos pais. Há relatos de que esta data comemorativa surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe paz, saúde e longa vida.
Em registros mais recentes datados do ano de 1909, surge a história de Sonora Louise Smart Dodd, uma norte americana que resolveu criar o Dia dos Pais no seu país por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil.
A mãe de Sonora faleceu ao dar à luz seu sexto filho, e William teve que criar e educar os seis filhos apenas com sua ajuda. Ela tinha grande admiração pelo pai que conseguiu superar todas as dificuldades que surgiram. Sonora então teve a ideia de criar a data quando começou a se popularizar o Dia das Mães.
Com o apoio de entidades cristãs, em 1910 ela organizou a primeira celebração do Dia dos Pais na cidade de Spokane (Washington), local dos Estados Unidos onde sua família morava. A data escolhida para comemoração foi 19 de junho, aniversário do seu pai William.
Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhando pelo país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.
No Brasil foi o publicitário Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais. Nessa data, foi realizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais velho e o que tivesse o maior número de filhos. Foram premiados um pai de 16 anos, um de 98 e um com 31 filhos.
Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, o meio de comunicação difundiu a data, que rapidamente se tornou popular. Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim (segundo a tradição católica, o pai da Virgem Maria).
Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi então modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Fonte:
https://abacusliquid.com/mensagem-dia-dos-pais-2019/

0 comentários:

Postar um comentário