O cascudo existia há 10 mil anos!!!

Pesquisadores do Museu Paleontológico de San Pedro, na Argentina, encontraram um fóssil que confirmaria a existência do bagre cascudo na América há mais de 10 mil anos. A espécie habita rios de diversos países e no Brasil ganhou destaque no aquarismo e na piscicultura por fazer a função de “limpeza” – já que se alimenta de detritos e ainda come peixes forrageiros.
De acordo com o jornal Clarín, foram encontradas cerca de 40 placas ósseas, espinhas peitorais, vértebras e algumas partes do dorso de um exemplar da espécie Loricaridae. Esta seria apenas o quarto fóssil de cascudo já encontrado em toda a história.
“A característica do solo onde encontramos esse fóssil data de pelo menos 10 mil anos. Acreditamos que esta espécie já vivia na Argentina no Período Geológico Quaternário”, explica um dos chefes da pesquisa, José Luis Aguilar.
O fóssil foi encontrado num sítio arqueológico a 170 km de Buenos Aires e a princípio teria sido confundido com cascas de caracóis.
Teleósteos da ordem siluriforme e da família Loricaridae. Esses são alguns nomes científicos do grupo a que pertence o cascudo. Atualmente são conhecidas mais de 200 espécies de cascudos. São peixes exclusivos da América do Sul, com exceção de uma espécie, não menos latina, que vive na Costa-Rica. Loricaridae é o sobrenome do grande clã dos peixes de água doce. Teleósteo é o peixe que tem esqueleto ósseo. Siluriforme é como os cientistas chamam um peixe grande de água doce, sem escamas e com determinadas características do crânio e da bexiga natatória.
Os peixes siluriformes podem ter em comum grandes barbilhos dos lados da boca, quase como os bigodes de um gato: os bigodudos bagres são primos dos cascudos - que, sem barbilhos, ostentam a cara lisinha: eles perderam os bigodes ao longo de sua evolução, iniciada há 144 milhões de anos, no final do Triássico.
Pode-se dizer que além de serem peixes bonitos que ajudam na limpeza de aquários, são importantes biomarcadores de qualidade de água e de alimento tanto para o ser humano como para os outros animais.

Fonte:
http://www.aquarismopaulista.com/blog17588/
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/peixe-gato-ou-cascudo-familia-e-composta-de-verdadeiros-ativistas-da-causa-ambiental.htm

0 comentários:

Postar um comentário