Tambaqui - Uma sensação única

Se prepare para fazer muita força! Na primeira corrida deste peixe, no mínimo, 50 metros são arrancados da carretilha/molinete. Com uma briga limpa (ele geralmente não procura estrutura nesta pescaria), esta espécie não se entrega sem antes fazer o pescador suar. É um verdadeiro tanque de guerra.
Não é de hoje que os pescadores vem se viciando em brigas com os grandes peixes redondos. Nos pesqueiros, os grandes Tambacús (Mistura das espécies tambaqui com o pacú) são os queridinhos. Na natureza, os mais comuns de pescar são os pacus, que brigam muito, mas não são tão grandes.
Alias, esta é a grande diferença, os peixes criados na natureza precisam ser mais ariscos por conta de seus predadores naturais, além das correntezas dos rios e mares, coisa que não acontece com os peixes criados em cativeiro, porém isso não tira sua magia, ao contrário, abrilhanta mais, pois os bichos maiores ficam mais bonitos nas fotos. rsrsrsrsr.
Ceva pronta, é hora de pescar. Logo cedinho é o melhor horário para ir para o rio/lago. A grande dica é usar na isca base, o mesmo ingrediente da ceva. Os tambaquis são ariscos, então procure fazer o menor barulho possível. Faça o arremesso e observe bem, aguarde as beliscadas dos pequenos, você entenderá bem a diferença da abocanhada do tamba, pois diferentes dos peixes pequenos que beliscam até a isca acabar, ele abocanham e levam constantemente... Bruto memo!!! 
Leia o ambiente e tente descobrir onde estão os peixes, faça arremessos ao redor do ponto de ceva, observe e entenda o comportamento. Apesar do porte e da força, ele é um peixe muito desconfiado.
Peixe capturado  é hora de tira-lo da água, com muito cuidado. Uma mão no líder e a outra no pêndulo caudal (parte onde acaba o corpo do peixe e começa a cauda) e seja firme, pois uma "remada" e ele tira sua mão de cima... este peixe é forte ou não?!?!?! Usar o passaguá, faz toda a diferença, pois além dos músculos, o tamba tem dentes poderosos é preciso ter muito cuidado.
Peixe solto e antes de partir para o próximo você precisa revisar seu equipamento, pois o stress da briga é muito grande. passe a mão no líder para ver se não está puído, refaça os nós se necessário, confira a fricção se não está solta demais para não perder a próxima fisgada e é claro veja como está seu anzol. Feito isso, vamos para o próximo
temos certeza que você não vai mais esquecer esta experiência e vai entender o motivo de alguns pescadores já se identificarem como Tambeiros!!!!

Fonte:
Revista Pesca & Companhia Março/2019 número 290

0 comentários:

Postar um comentário