COVID-19 e a Pescaria


A pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Seguir a recomendação de ficar em casa é fundamental para conter o avanço do covid-19 em nosso país tanto quanto manter a higiene das mãos, entre outros cuidados de contato. Mas como manter a saúde mental em tempos assim?
Diante do isolamento e do bombardeio de notícias sobre o que fazer, atualização de números de casos e mortes causadas pela pandemia, precisamos lembrar de cuidar das nossas emoções, que podem muitas vezes ficar em último plano.

Filtre as notícias 

De olho nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma cartilha de cuidados para lidar com esse estado mental durante a pandemia do novo coronavírus. Não usar cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções e limitar o tempo de exposição às notícias sobre o assunto estão entre as recomendações.

Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma nova rotina é a estratégia mais eficaz para lidar com o momento e manter a mente ativa e positiva, só assim, é possível se organizar e, no fim do dia, ter a sensação de que algo foi realizado.
Para quem está conseguindo trabalhar de casa, os especialistas sugerem especificar horários de início e fim de expediente, organizar reuniões, com a ajuda de chats e videoconferências, e estabelecer metas diárias.

Mantenha o contato social, mesmo à distância 

Não se sinta sozinho. Esse passo para manter a saúde mental é mais do que consenso entre os especialistas. Como estamos todos na mesma situação, o isolamento é coletivo, essa é a hora de tirar proveito de toda tecnologia que temos em mãos e que pode nos proporcionar esses momentos.

Lembre-se do autocuidado 

Ao logo dos dias em quarentena, algo essencial para incluir na rotina e deixar a saúde mental em dia é reservar um tempo para seu autocuidado. Mas tire a pressão sobre você. Nesse momento de vulnerabilidade que vivemos, também é natural não ter motivação para fazer nada. Autocuidado é também respeitar seu tempo para processar o que está acontecendo à sua volta.
Se você não mora sozinho, é nessa hora que deve procurar um cantinho da casa desocupado.

Quem não pode se isolar 

Embora o isolamento tenha seu preço, há quem esteja sofrendo justamente por não poder ficar em casa, como médicos, enfermeiros e funcionários de supermercados e farmácias.
Essas pessoas, além de reforçarem a precaução contra o coronavírus, também podem utilizar algumas estratégias desse texto para aliviarem o próprio stress, como usar as redes sociais para ter contato com familiares e amigos ou ouvir uma música que goste.

Ajuda profissional  

Por fim, como o prazo de isolamento ainda é incerto, fique atento aos perfis de profissionais da área da saúde que estão se colocando à disposição para tirar dúvidas e amenizar angústias.

Não esqueça os cuidados que devem ser tomados: 

  • Lave frequentemente as mão utilizando água e sabão ou, caso não haja possibilidade, com álcool gel 70%.
  • Quando tossir ou espirrar cobrir a boca e nariz com o braço, não com as mãos. 
  • Mantenha distância de cerca de um metro e meio para conversar com as pessoas. 
  • Mantenha os ambientes ventilados. 
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca.

A Nó de Pesca, pensando na conscientização da população e dos pescadores, aderiu à campanha de combate ao Coronavírus do Governo Federal. Todos nossos colaboradores estão trabalhando em Home Office e montamos uma operação que permite despachar nossos produtos com a maior segurança e sem risco de contágio, desta maneira, continuamos atendendo à todos.

#SePuderFiqueEmCasa

Fonte:
https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/novo-coronavirus-como-manter-a-saude-mental-durante-o-isolamento?cnddefault=true&raccoon_param1=institucional-conteudo&raccoon_param2=nnovo-coronavirus-como-manter-a-saude-mental-durante-o-isolamento&gclid=Cj0KCQjw-Mr0BRDyARIsAKEFbedmX24pHNBO9ETWJlvZm21QCVCrq6m8CA8FiJdownGUQhh2eUwpTH4aAjCBEALw_wcB

0 comentários:

Postar um comentário