Estudo pode mudar período de piracema em trecho do Rio Paraná


Um estudo pode determinar mudanças na piracema, no trecho paraguaio do Rio Paraná. Isto porque técnicos do MADES (Ministerio del Ambiente y Desarrollo Sostenible, em espanhol), do Paraguai, iniciaram um processo de análise do desenvolvimento dos óvulos de diversas espécies em Ayolas. São elas: dourado, piapara, curimba e bagre. O pintado deve ser incluído nas próximas coletas.
De acordo com o MADES, os estudos haviam começado em 2018. Acabaram suspensos, mas retomaram na primeira semana de junho. A tendência é que o mesmo trabalho seja feito no Rio Paraguai. Sendo assim, todo o período de proibição da pesca por conta da piracema pode ser alterado no país vizinho.
Por meio deste estudo, o MADES quer ter um panorama sobre como estão as espécies em relação à maturação do órgãos reprodutores e determinar em que época os peixes realmente estão se reproduzindo.
Sendo assim, a pesquisa poderá determinar se a piracema deve ser estabelecida por espécie ou se o período em que ela se dá, atualmente, deve ser mantido.
Vale lembrar que o Paraguai divide o Rio Paraná com o Brasil e com a Argentina. Na fronteira com o primeiro, o país tem respeitado o período de novembro a fevereiro. Já com os argentinos, entre novembro e dezembro. Nenhum trecho do Paranazão está sob total jurisdição paraguaia.

Fonte:
Revista Pesca & Companhia número 294
https://pescaecia.com.br/2019/06/17/estudo-piracema-rio-parana/

0 comentários:

Postar um comentário