Tambacu, o brilho dos olhos do sudeste brasileiro

 Para quem não sabe o Tambacu é um peixe híbrido, criado pelo cruzamento das espécies de Pacu macho e Tambaqui Fêmea, muito conhecido, apreciado e desejado por frequentadores de pesqueiros, pois pode ultrapassar os 30KG. Diferente do "primo" Tambaqui, o Tambacu suporta temperaturas abaixo de 20 graus e desta maneira se adaptou facilmente a região próxima aos trópicos na região sudeste do Brasil e hoje é a principal espécie nos pesqueiros de São Paulo e Minas Gerais.

Mesmo em dias mais frios, o Tambacu faz a alegria dos pescadores. Costumeiramente, mantém sua atividade em meia água ou na pesca de fundo. Já em dias mais quentes quando as temperaturas beiram os 35 graus, tornam-se muito mais ativos, proporcionando as já famosas explosões na flor da água causando um leve ataque cardíaco aos pescadores e desencadeando uma magnifica descarga de adrenalina (Sim, eu adoro esta espécie. rsrsrsrs).
Herbívoro, o Tambacu possui uma alimentação altamente variada, assim, permite diversas opções de tentativas de capturas, como, Rações, Pão, Salsichas, Queijos, Massas diversas, Frutas, Doces (Beijinho), além das artificiais.
Ainda falando da pescaria desta espécie na estação do Verão, vale destacar, como isca, a Anteninha, que nada mais é que uma montagem de EVA com anzol e miçanga, imitando um conjunto de ração que deve ser utilizado como ceva na pescaria (Utilizamos uma boia cevadeira neste sistema), vale a pena ter em sua caixa, anteninhas de cores diferenciadas, pois, em pescas com iscas artificiais as cores influenciam e variam conforme a luminosidade do dia, da água, do local da pescaria.
Se você nunca tentou esta captura, vale muito a pena a tentativa. Faça um pequeno estudo da espécie no local em que pretende efetuar sua captura e mãos a obra, tenho certeza que não vai se arrepender da captura.


0 comentários:

Postar um comentário