O Pai das Iscas Artificiais

 O Finlandês Lauri Rapala foi o criador de uma das primeiras iscas artificiais. tudo começou em 1930, no lago Paijanne, na Finlândia, quando percebeu que os predadores se alimentavam de pequenos peixes que nadavam ligeiramente diferente, por estarem doentes ou feridos.
Nesse momento, o pescador se deu conta de que, se conseguisse construir algo que imitasse esses movimentos, poderia pegar muito mais peixes, ganhar mais dinheiro, além de economizar tempo em busca de iscas que iriam ser usadas na pescaria.
Lauri começou a trabalhar com a faca e lixa, até esculpir algumas amostras. Após tentativas e erros, conseguiu criar um plug feito com cortiça, revestido com papel alumínio, que imitava os movimentos de uma presa ferida. Nascia a lendária Original Floating, em 1936, a artificial que se tornaria a mais conhecida no mundo.
Segundo histórias da época, a isca funcionou tão bem que Lauri chegava a capturar 300 Kg de peixes por pescaria. Essas histórias eram amplamente divulgada, aumentando a reputação das iscas a cada dia.
Quando a Segunda Guerra Mundial estourou na Europa, em 1939, trouxe pobreza e escassez de material. Mesmo assim, a fama das iscas não aparava de crescer.
Naquela época, alguns pescadores usavam dinamite para pegar peixes, mas Rapala disse que suas iscas seriam capaz de produzir uma quantidade maior de peixes.
Ele e seus amigos promoveram uma competição para ver qual método conseguiria capturar mais peixes. Ele superou o que havia sido pego com dinamite, capturando 78 peixes em poucas horas.
Ao mesmo tempo, pescadores de outras partes do mundo passaram a capturar mais e maiores peixes, graças a isca da Rapala. Tudo isso fez a demanda por suas iscas aumentar.
Foi quando pediu ajuda de seus filhos e ensinou a arte de fazer as artificiais. A empresa logo engrenou e logo ganhou um premio nacional de artesanato. Em seguida desenvolveram máquinas para melhorar a eficiência e a qualidade das iscas. Para garantir que todas as iscas funcionassem corretamente, Rapala passou a testar todas as peças em tanques e eram supervisionados por ele mesmo para aprovação final.
As iscas Rapala são feitas com precisão meticulosa. Essa dedicação à qualidade fez com que a empresa criasse diversos modelos como Shad Rap, Rapala Magnum, a Rattlin Rapala, Fat Rap, Countdown, Husky Jerk, Tail Dancer e X-Rap.
Hoje, a Rapala é a maior fabricante mundial de iscas artificiais, produz 20 milhões de peças por ano e as vendem em mais de 140 países ao redor do mundo.

Fonte:
Revista Pesca & Companhia número 299

0 comentários:

Postar um comentário