Spinnerbait - A nova opção para os Tucunas


Isca tradicional para o black bass, começou a ser usada para os tucunarés e se mostrou mais uma excelente opção para os peixes manhosos.
A Pesca é movida pelos desafios de conseguir boas capturas. por isso, há três anos, tive a ideia de experimentar a buzzbait e a spinnerbait para os tucunarés amazônicos, afinal, são artificiais utilizadas com muito sucesso por muitos pescadores profissionais dos Estados Unidos e do Japão, assim, aqui no Brasil proporcionam grandes resultados na pesca de traíra e dos black basses, Por que não experimentar para o tucuna? Nessa primeira experiência, levei os spinnerbaits, mesmo sabendo que eles não estavam preparados para a violência do nosso Tucunaré.
A primeira isca testada foi o buzzbait. Pensei que o trabalho barulhento e rápido na superfície fosse o suficiente para produzir boas fisgadas, mas o tempo passou e o resultado foi abaixo da expectativa - talvez devesse ter usado mais e em mais situações diferentes.
Já o spinnerbait logo nos primeiros minutos começou a dar resultados, especialmente com os peixes pequenos de 2 a 3 Kg, Porém, ao fisgar exemplares de maior porte, cerca de 4kg o modelo que levei não aguentou e como o preço de uma isca desta é alto parei de usar meio contrariado, mas satisfeito com as capturas.
Cheguei à conclusão que deveria fazer um spinnerbait mais reforçado e na volta desta viagem fui pesquisar novos materiais, que fossem bem mais fortes - especialmente anzóis e arames mais resistentes para aguentar a força dos açus.
Com peças maiores do que as que eu tinha, comecei a produzir e testar várias combinações, com o objetivo de fabricar uma isca com anzol 5/0, 6/0 e 7/0, que produzissem sem muita vibração, brilho, volume e movimento.
É importante ressaltar que se trata de uma isca simples. É praticamente um jig com uma haste em forma de "V" na horizontal e com, geralmente, uma ou duas colheres nas extremidades.
Como a ponta do anzol fica pra cima, ela dificilmente enrosca. Outra vantagem é ser fácil de usar, basta recolher que as colheres giram e atraem os predadores pelo brilho e vibração. O Spinnerbait pode cobrir diferentes profundidades, dependendo da velocidade do recolhimento.
O Tucunaré é um predador muito visual. Pensando nessas características, quando fui montar meus primeiros modelos, tratei de procurar por lâminas maiores. Fui atrás das colheres com acabamento martelado, que refletem mais a luz por causa das superfície irregular.
Para o tucuna, empreguei um arame mais reforçado, Vale lembrar que dependendo do diâmetro, a isca faz mais ou menos vibração.Quanto mais grosso e forte, menos vibração ela produz. No caso do Black Bass, escolho os modelos de arame mais fino porque quero que eles vibrem mais. Mas, para o açu, é importante que o material seja mais resistente para aguentar a força bruta do animal.

Texto parcialmente copiado da revista Pesca & Companhia número 299 - escrito por Valdir Nogueira da Silva - Braguinha

0 comentários:

Postar um comentário